Pesquisar este blog

29/07/2009

MAIRIPORÃ, muito prazer!

Mairiporã em tupi-guarani significa "Aldeia Pitoresca". O nome Mairiporã, entre outros de origem tupi-guarani, foi sugerido pelo jornalista e poeta Araújo Jorge, significando precisamente cidade (mairi) bonita (porã). Assim, a cidade é conhecida como Aldeia Pitoresca.

Mairiporã teve seu auge nos anos 50 marcado pela vinda da Companhia Cinematográfica Multi Filmes, dirigida pelo cineasta Mário Civelli, hoje ainda existem os barracões da companhia, onde foi rodado o primeiro filme colorido no Brasil.

A região também é repleta de serras e montanhas e uma parte da Mata Atlântica preservada, abriga uma das entradas do Parque Estadual da Serra da Cantareira, (uma das maiores florestas urbanas do mundo) o núcleo Águas Claras, onde é possível realizar trilhas, em meio a natureza. Em 1992, a região da Cantareira foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Mairiporã localiza-se no extremo norte central da Região Metropolitana de São Paulo e esta a 31Km de São Paulo.

Acesso

Por Terra: O acesso pode ser feito de carro ou ônibus saindo de São Paulo pelas principais rodovias BR 381 - Rodovia Fernão Dias, SP-23, SP 8 - Estrada Velha São Paulo-Bragança, Estrada do Rio Acima, Estrada da Roseira e Estrada de Santa Inês.
Texto: Portal EcoViagens
--------------------------------------------------------

Não se conhece a data exata da fundação de Mairiporã, porem desde 1.642, já é citada como Vila, em carta de data de sesmaria à José Ortiz de Camargo Azevedo Marques em apontamentos histórico'. Azevedo Marques chegou à conclusão de que o povoado surgiu em fins do século XVI ou princípio do século XVII, em torno da capela construída por Antônio de Souza Delmando, em honra à Nossa Senhora de Desterro, Padroeira do Município.
Situado em território pertencente ao Município da Capital do Estado de São Paulo, foi elevada à Freguesia, com o nome de Juqueri, em época que se ignora, sendo incorporada a Guarulhos pela Lei no. 34 de 24 de marco de 1.880 e elevada a Município de Mairiporã, em 19 de dezembro de 1969. Até então pertencia à Comarca de São Paulo.
Mairiporã adotou esta nova denominação em substituição a Juqueri a partir de 1o. de janeiro de 1.949, por forca de vontade popular.

Fonte: feriadão.com
Para conhecer mais atracões e passeios nesta cidade, clique aqui

4 comentários:

  1. Parabéns. Mas não desista do outro blog.

    ResponderExcluir
  2. Não, jml...O Dois é um compromisso. Só o deleto quando ver o desgoverno fora de nosso país.

    ResponderExcluir
  3. Ê minha amiga, está cada dia mais difícil este sonho, não ?
    A iniquidade parece imperar em todo canto...
    Mas não se pode desistir. Até porque não se pode desistir de viver.
    Força... a nós.

    ResponderExcluir
  4. nossa q legal gostei muito dessa história de mairiporã eu tenho 11 anos e mooro aqui em mairiporã á 10 anos gosto muito daqui é mt tranquilo,sossegado e só tem mato...
    quem gosta de natureza aqui éo lugar perfeito para passar as férias!!!!!
    Venha conhecer mairiporã aqui é mt feliz,calmo e divertido....aqui tds são gentis e d+++++

    feliz natal e um feliz ano novo a todos que viram essa mensagem feliz 2011

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo (a)