Pesquisar este blog

18/06/2010

Aprenda a preparar um receita tradicional de canjica


As temperaturas baixas e a temporada de festas típicas são um convite para um doce tradicional nas mesas do mineiro. A canjica ou canjicão. Uma receita barata, que você pode fazer em casa. E até quem evita o consumo de açúcar pode saborear esta delícia.



Anote a receita de canjica:

Ingredientes

250 gr de milho para canjica doce
1 litro de leite
¾ de xícara de chá de açúcar
25 gr de coco ralado
150 ml de leite de coco
½ lata de leite condensado
150 gr de amendoim torrado (opcional)
Canela em pó (opcional|)

Modo de preparo

Primeiro lave bem a canjica e depois coloque em uma panela de pressão com 1 litro e ½ de água. Para cozinhar deixe o fogo baixo por cerca de uma hora. Com a canjica cozida, adicione o leite quente. O leite nunca pode ser frio tá, porque corre o risco de talhar a canjica. Acrescente o leite de coco e depois o coco ralado e o açúcar. A panela vai de novo para o fogo para ferver. Junte o leite condensado.

Para dar mais cremosidade, bata um pouco de canjica no liquidificador. Acrescente uma pitada de sal para que a canjica não fique muito doce. Está pronta a canjica branca. Se preferir, acrescente o amendoim.


Canjica diet

Substitua o leite de coco e o açúcar por seis colheres de sopa de adoçante culinário próprio para receitas (não pode ser aquele comum usado no cafezinho) e por raspas de casca de laranja. Use também leite condensado diet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo (a)